Artigos

Equipamento odontológico portátil

Hoje temos o prazer de apresentar o mais novo membro da família: um equipamento completo para atendimento odontológico que pode ser levado à qualquer lugar! Sim! Isso mesmo! Se você ou algum membro da sua família está impossibilitado de ir ao consultório odontológico para realizar o tratamento, nós iremos até você (ele).

Mas dá para fazer uma restauração, por exemplo? Sim! O equipamento portátil tem as mesmas funções de um equipamento do consultório dentário! Incrível, né?

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, mande a sua dúvida para o wapp 98892-6288 que responderemos com muito prazer!

O papel do dentista na oncologia 

A consulta com o dentista antes do início do tratamento oncológico é necessária para a avaliação da saúde bucal do paciente. Por meio de avaliação clínica e radiográfica será possível diagnosticar e tratar focos infecciosos. É fundamental que os focos de infecção sejam removidos para que, no caso de baixa imunidade, essas infecções não entrem em uma fase aguda. Na fase que antecede o tratamento oncológico, os aparelhos ortodônticos devem ser removidos e o paciente também deve ser orientado sobre a importância da manutenção de uma adequada higiene bucal.

O dentista também tem uma atuação indispensável no decorrer do tratamento oncológico. Uma complicação comum nos pacientes sob tratamento de quimioterapia e radioterapia na região da cabeça e pescoço, por exemplo, é a mucosite oral. O dentista devidamente habilitado poderá usar o laser de baixa potência para a auxiliar no alívio da dor causada pela mucosite.

Alguns pacientes podem apresentar diminuição da salivação durante o tratamento oncológico, o que favorece o aparecimento da candidíase oral e cáries. O trismo (contração involuntária dos músculos da mastigação) pode acometer alguns pacientes oncológicos, em especial os que recebem radioterapia. Após o fim do  tratamento oncológico, o dentista atua na reabilitação oral do paciente, no controle de possíveis sequelas e no tratamento da cárie de radiação, que pode ocorrer após radioterapia na região da cabeça e pescoço.

Abril

IMG_8710

Liana França e Glória Barros, dentistas do Nit Laser, apoiam a iniciativa da The Oral Cancer Foundation, instituição americana que, no mês de abril, realiza campanha de conscientização sobre o  câncer de boca. A doença é um problema de saúde pública em todo o mundo, com elevadas estimativas de surgimento de novos casos. No Brasil, o Instituto Nacional do câncer (INCA) estima 14.700 novos casos de câncer de boca no biênio 2018 /2019. É importante  estar alerta para o surgimento de lesões na boca que não cicatrizam em 15 dias, caroços e mudanças de cor na mucosa. E é importante  procurar um dentista para a correta avaliação. A consulta de rotina com o dentista é fundamental para a detecção precoce da doença.